quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Paulistão #2

Galo de Itu


          Em 24 de maio de 1947, surge na cidade com mania de grandeza o Ituano Futebol Clube, fundado por empresários da Estrada de Ferro Sorocabana o clube possuía outro nome, Associação Atlética Sorocabana, mudando para Ferroviário Atlético Ituano em 1960 e por fim, em 1990 ficou com o nome que conhecemos hoje.

          Sua primeira grande campanha veio em 1989, ainda com a alcunha de Ferroviário, conquistou a serie A2 do paulista. Com a ascensão na divisão paulista a fama do clube começou a crescer, até mesmo o comediante Simplício fez um personagem, Rosauro, que usava as cores do time no programa A Praça é Nossa.

          Nos anos 90, surge um dos maiores jogadores que o clube já revelou, o Pentacampeão Juninho Paulista que mais tarde se tornaria presidente do clube. Também tem a chegada de um nome muito importante pra sua história, em 1999 chega Oliveira Junior para administrar o clube arruma a casa, faz uma estrutura melhor e consegue montar o time de 2001, que conquista o acesso a primeira divisão paulista. Reforma tão bem feita que logo em 2002, vem um dos títulos mais importante de sua história, o Campeonato Paulista de 2002 (competição que não contava com Corinthians, Guarani, Palmeiras, Paulista de Jundiaí, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Caetano e São Paulo que disputavam o Rio-SP). O Galo teve apenas 4 derrotas com um aproveitamento de 61%, consagrou-se campeão. Nesse ano também conquistou a Copa São Paulo.

          Em 2003, Ituano consegue seu primeiro titulo nacional conquistando a serie C do campeonato nacional, numa competição que continha 93 clubes, o Galo teve uma campanha com 10 vitórias, 2 empates e 6 derrotas.

          Depois de 7 anos de verdadeiro ioiô nos campeonatos que disputava, Juninho Paulista retorna ao clube, mas na função de administrativa. Em 2011, com um plantel muito modesto (pra não dizer ruim) o Ituano lutou o campeonato paulista todo para não cair e como um milagre, conseguiu isso com uma combinação de resultados incrível. Em 2013, a historia se repetiu e mais uma vez brigaria pra não cair no paulistão. Chegou nas duas ultimas rodadas precisando de 6 pontos em dois jogos. A tarefa era mais difícil pois enfrentaria o maior rival, Paulista, em Jundiaí e o Palmeiras em Itu. Venceu o Paulista depois de sair duas vezes atrás do placar e chegou contra o Palmeiras dependendo só dele para permanecer, porque o Mirassol perdeu seu jogo. Até os 46 minutos do segundo tempo, a situação era a seguinte - Mirassol ganhava por 3x0 e o Ituano estava empatando com o Palmeiras em 1x1. Rebaixamento estava certo. Mas no ultimo lance do jogo, Bruno - então goleiro do Palmeiras - deu um rebote nos pés de Marcão, que fez o gol e salvou o rubro-negro.

          Em 2014, veio a temporada que até os Deuses do futebol duvidariam. Com um elenco se grandes nomes, mas com uma grande obediência tática, o Ituano foi derrotando e eliminando os gigantes da capital, até chegar na disputa de pênaltis que fez a equipe levantar o troféu de campeão paulista.

          Ituano já revelou jogadores como Juninho Paulista (citado a cima),  Elicarlos, Richarlyson dentre outros.

          Em 2016, busca fazer de novo a mescla vencedora de jogadores jovens que fizeram grande campanha na copinha com jogadores já rodados. Na estreia do paulistão, teve um empate de 1x1 contra o São Bento.

Zé Lucas

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Mais que um jogo | Powered by Blogger Design by ronangelo | Blogger Template Mais Template